Confira as dicas que separamos para você aproveitar a cidade histórica do interior de Goiás.
Pirenópolis é uma das atrações mais encantadoras do estado de Goiás. Uma cidade pequena que possui uma arquitetura colonial, boa culinária, opções culturais e diversas cachoeiras. Não sabe o que fazer em Pirenópolis? Separamos neste blog 5 dicas para te ajudar!
Se você nunca ouviu falar dessa charmosa cidade no interior, não sabe o que está perdendo. Piri, como é carinhosamente chamada, ficou longe dos holofotes por muitos anos, até que voltou a atrair o interesse dos visitantes quando Brasília se tornou a nova capital do país.
Atualmente, o destino é popular por seu patrimônio histórico e artístico, sem falar na sua beleza arquitetônica, paisagens naturais e as famosas trilhas e cachoeiras, que são as preferidas de turistas de todo o Brasil. Pirenópolis é um destino perfeito para quem quer viajar para descansar, para aqueles que desejam conhecer uma cidade histórica e para os amantes da natureza e das aventuras radicais.
É o típico recanto para fugir da cidade grande, relaxar e renovar as energias. Ou seja, é o lugar ideal para passar um final de semana com muita aventura, boas energias, paz e descanso. Ou mesmo passar um período maior de férias com a tranquilidade do interior, boas opções de passeio e atrações culinárias de dar água na boca.
Quer saber o que fazer em Pirenópolis? Vamos te dar algumas dicas do que fazer em Pirenópolis em 3 dias, as melhores épocas do ano para viajar e qual o roteiro perfeito para essa viagem!
Dica 1.
Quando ir para Pirenópolis?
A cidade é cheia de atrações para todos os períodos, pois mesmo no inverno, o clima quase sempre está quente e com os dias bem limpos e ensolarados. Então, seja em qualquer época do ano você sempre terá opções do que fazer em Pirenópolis!
Para quem gosta de novas experiências gastronômicas e de viagens com esse enfoque, viajar entre os meses de maio e agosto é o ideal. O clima é mais fresco e pode até chegar a ter alguns dias com temperaturas mais amenas, algo mais raro no cerrado goiano. Assim, você poderá passear tranquilamente pelas ruas da cidade sem se preocupar com o calor e o sol quente.
Além disso, entre maio e julho, os rios e cachoeiras estão bem cheios, para mergulhar e curtir muito a cidade de água doce. Essa é a época de calor e seca, e é ótima para conhecer as belezas naturais da cidade.
Se o seu destino vai de encontro à aventura, qualquer mês é bom para planejar sua viagem. Por outro lado, pode-se considerar alta temporada todos os finais de semana, festas e feriados prolongados. Mas se você prefere andar tranquilamente pelas ruas de Piri, é bacana separar alguns dias de férias e fazer uma visita durante os dias de semana pela região.
Dica 2.
Como ir para Pirenópolis?
Pirenópolis fica no centro do estado de Goiás. Portanto, existem duas opções de aeroportos para quem vem de outros estados.
O aeroporto Internacional de Brasília fica a 150 km da cidade e o aeroporto de Goiânia Santa Genoveva a 130km. Ambas as capitais têm bons aeroportos e são as entradas mais comuns para esse destino.
No entanto, Pirenópolis não possui um aeroporto de voos comerciais. Sendo assim, a segunda etapa da viagem precisa ser feita de carro ou de ônibus.
Já para quem quer se aventurar nessa cidade e mora em Goiás, existem vários trajetos terrestres que proporcionam toda comodidade para um bate-volta.
A distância da capital Goiânia até Piri, fica por volta de 2 horas de viagem (128,4 km), via BR-060/BR-153.
Dica 3.
O que fazer em Pirenópolis?
São várias possibilidades de rota turística para conhecer esse lugar encantador. Pirenópolis é uma cidade cheia de história.
Por esse motivo, recomendamos que você dedique um tempo para passear pelo Centro Histórico. Começando pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, um dos pontos mais conhecidos e fotografados pelos turistas.
Caminhando pelas ruas de pedras da cidade, é possível contemplar melhor todos os cenários existentes nesta localidade. São vários prédios, igrejas e museus que carregam detalhes únicos e característicos da cultura local.
A Rua do Lazer também é bastante conhecida da região por ser repleta de opções que proporcionam uma experiência completa da culinária goiana.
São muitos bares e restaurantes com clima descontraído para ir com a família, os amigos ou conhecer gente nova. Durante a noite a rua fica ainda mais aconchegante com uma decoração que ilumina o ambiente.
Dica 4.
Quais cachoeiras visitar?
E claro, não poderiam faltar as visitas às cachoeiras. São mais de 80 cachoeiras nos arredores da cidade e muitas delas estão disponíveis para visitação por preços acessíveis.
As quedas d’água são de tirar o fôlego e os cenários bastante convidativos para um mergulho. A mais famosa é a Cachoeira do Abade, considerada uma das mais bonitas da cidade.
A facilidade no seu acesso também é um ponto positivo desse lugar. Pois, a maioria das cachoeiras fica um pouco mais distantes da cidade, onde o trajeto é feito por trilhas ou em ruas de terras.
Dentre as cachoeiras mais visitadas estão a Cachoeira dos Dragões, a Cachoeira Paraíso, a Cachoeira do Lázaro e a Cachoeira Bonsucesso.
A maioria das cachoeiras fica em propriedades rurais privadas. Por isso, é importante estar atento ao valor cobrado pela entrada, bem como ao horário de funcionamento.
Dica 5.
Expressões culturais
Com quase 200 anos de história, uma das manifestações culturais mais famosas do estado de Goiás são as Cavalhadas de Pirenópolis. Essa atração turístico-cultural é uma encenação apresentada após a festa do Divino Espírito Santo.
Resumidamente, são dois exércitos representando os mouros e os cristãos, que simulam uma batalha durante três dias para a população, que espera ansiosamente por esse momento. Legal, né?
Além dessa expressão cultural, Piri conta com uma forte influência da produção artesanal. No município, há diversas lojinhas de artesanato com uma diversidade incrível de produtos. Lá, é possível encontrar, por exemplo, peças produzidas em cerâmica, metal, prata e até mesmo tecelagem.
Viaje para Pirenópolis!
Por fim, podemos concluir que são muitas opções de lazer para aproveitar seus dias de férias vivendo experiências próximas à natureza, com tranquilidade de sobra. Agora que você já sabe o que fazer em Pirenópolis pode ter certeza de que esse é o destino perfeito para quem quer sair da rotina e encontrar aventura e calmaria em um só lugar.
Quem viaja para Pirenópolis pode ter certeza de uma coisa: vai querer voltar todos os anos e ter uma casa de férias na cidade!
Conheça todas as possibilidades que a WAM Comercialização oferece para realizar o sonho de ter sua própria casa de férias! Em breve, o Mandala dos Pirineus será inaugurado na cidade e pode ser o destino de todos os anos da sua família.
++Leia Mais: 5 dicas para viajar mais pagando menos