Entenda como a data de 19 de abril deve ser lembrada e a atuação social da WAM junto aos Povos Indígenas.
Popularmente conhecido como o Dia do Índio, no Brasil, 19 de abril é o Dia dos Povos Indígenas. No entanto, a nomenclatura da data pode, por certas vezes, ser confundida. No blog de hoje, vamos esclarecer a importância da comemoração. Afinal, é Dia do Índio ou Dia dos Povos Indígenas?
Como surgiu o Dia dos Povos Indígenas?
A data surgiu em 1943, no 1º Congresso Indigenista Interamericano, onde diversos líderes e representantes indígenas de diferentes nações participaram do evento. Este dia ficou marcado pelo levantamento dos pontos de luta, igualdade e respeito na sociedade.
Desde então, no Brasil a data era conhecida popularmente como Dia do Índio, e instituída em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas. No ano de 2021, a deputada Joenia Wapichana propôs que a nomenclatura fosse mudada para Dia dos Povos Indígenas, a fim de valorizar a diversidade étnica e cultural.
Por que comemorar o Dia dos Povos Indígenas?
Com uma história demarcada pela desvalorização e exploração da cultura indígena e seus diversos povos, a maioria dos países do continente latino-americano instituiu uma data para relembrar a importância da luta indígena.
Como, por exemplo: Brasil, Costa Rica e Argentina (19 de abril); México, Colômbia, Equador e Venezuela (12 de outubro); Bolívia (9 de agosto) e Chile e Peru (24 de junho).
O Dia dos Povos Indígenas marca a relevância da preservação da tradição indígena, língua, territórios, vestimentas e costumes na cultura brasileira. Os milhares de anos da nossa história revelam traços dos povos nativos que perduram até os dias atuais em nosso cotidiano.
Alguns dos exemplos marcantes da cultura brasileira herdados dos povos indígenas são: tomar banho, andar descalço, pescar, dormir em redes e muito mais. Além disso, nossa alimentação tem muitos ingredientes e pratos típicos herdados dos povos originários.
Dia dos Povos Indígenas ou Dia do Índio?
O termo “Dia dos Povos Indígenas” é considerado mais adequado porque reconhece a diversidade étnica e cultural dos povos originários do Brasil e de outros países. O uso do plural “povos” evita a generalização e o estereótipo de que existe apenas um grupo homogêneo de indígenas.
Além disso, “índio” é um termo considerado inadequado, já que a América não foi descoberta pelos europeus, mas sim habitada pelos povos originários que já viviam aqui anteriormente. É importante reconhecer a história e a cultura dos povos indígenas e utilizar uma linguagem respeitosa e inclusiva ao se referir a eles.
A WAM e os povos indígenas
Como empresa atuante no segmento do turismo brasileiro, a WAM tem como prioridade a preservação ambiental e cultural. Sabemos que a beleza do Brasil está na diversidade e trabalhamos todos os dias para valorizar isso através das experiências de férias que oferecemos ao redor do país.
Na região de Porto Seguro, a WAM desenvolve uma parceria com o Parque Indígena, localizado em Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália. Lá, cerca de 26 aldeias indígenas se reúnem para apresentar aos turistas e moradores locais um pouco da sua cultura.
Na localidade, os indígenas realizam uma feira artesanal, apresentações artísticas, danças, músicas e muito mais! Assim, a WAM está como apoiadora do comércio, atuando para movimentar o turismo local e a cidade de Porto Seguro, onde temos o Ondas Praia Resort e, em breve, o Terranova Ondas Resort.
Além disso, os empreendimentos, seus colaboradores e parceiros, realizam ações sociais e culturais ao longo do ano em datas comemorativas junto às aldeias.
Agora que você já sabe que o termo certo é Dia dos Povos Indígenas e não Dia do Índio, que tal compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais?
Quer saber mais sobre a atuação da WAM por todo o Brasil? Acompanhe nosso Instagram clicando aqui.