Os cuidados essenciais com a saúde para uma viagem tranquila

| Deixe um comentário | 20 de julho de 2018

Viagem marcada? Então é hora de dar uma olhada na saúde para que esse momento tão esperado não se transforme em dor de cabeça, afinal, a rotina, o clima e alimentação vão mudar drasticamente. Por isso, preparamos uma lista de cuidados essenciais que você deve tomar antes de viajar e, claro, já em terra firme, aproveitando o melhor do destino escolhido.

Cuidado 1: É hora do check-up

Nada melhor que a opinião de um médico para uma viagem tranquila! Se possível, faça isso com antecedência de pelo menos 45 dias para garantir a realização de exames preventivos. Com os resultados em mãos, o médico poderá fazer as recomendações pertinentes caso identifique algum risco à sua saúde durante os dias fora de casa.

Cuidado 2: Verifique o seu cartão de vacinação

Outro ponto essencial a ser avaliado antes de partir para uma viagem. Além de verificar se as vacinas estão em dia, faça uma pesquisa rápida sobre as últimas notícias do destino para descobrir se há alguma epidemia. Caso a viagem seja para o exterior, informe-se sobre as vacinas recomendadas para a região.

Importante: alguns destinos internacionais (África, Ásia e América) exigem que o turista apresente o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), documento que comprova a vacinação contra Febre Amarela. Informe-se sobre essa exigência na embaixada do país de destino no site da Organização Mundial de Saúde.  

Cuidado 3: Maletinha de remédios

Ela é crucial caso você faça uso de medicamentos com prescrição médica e, mesmo assim, não deixe de levar a receita. Com a ajuda do médico, vale a pena montar um kit preventivo, com remédios para dor de cabeça, azia e má digestão, problemas que costumam a aparecer ao longo de uma viagem.

Cuidado 4: Alimentação

Para a organização da viagem, inclua uma pesquisa apuradas sobre os hábitos alimentares do destino escolhido. Assim, dá pra se programar e até saber a a procedência e qualidade de qualquer estabelecimento.

Durante os dias fora de casa, evite os alimentos que apresentam risco maior de intoxicação, como os que contêm ovos, maionese e cremes, as carnes mal passadas, os crustáceos e as saladas cruas. Vale a pena evitar o consumo de alimentos fora das embalagens oficiais e os vendidos por ambulantes, que estão mais suscetíveis à contaminação por poluição, insetos, condição da água durante o preparo e até pelas mãos.

Cuidado 5: Filtro Solar

Não importa o seu destino, lembre-se sempre de aplicar o protetor solar no mínimo 30 minutos antes da exposição, com fator de proteção solar mínimo de 15, nas áreas do corpo não protegidas por vestuário, com reaplicação conforme as orientações do fabricante.

Agora é partir para diversão e compartilhar momentos incríveis durante a viagem. Tem mais alguma sugestão:? Deixe o seu comentário!