Os finais de semana prolongados são uma ótima oportunidade para dar uma escapadinha da rotina. Muito se engana quem pensa que não dá pra fazer viagens curtas, de apenas 3 dias!
Com organização e planejamento é possível colecionar bons momentos e viver grandes histórias ao lado da família e dos amigos.
Por isso, se você ainda não sabe como aproveitar bem os seus feriados, viemos te trazer 6 dicas de como curtir os dias de descanso com um bate e volta cheio de diversão e economia. Vem ver:
1 – Para viagens curtas, busque cidades próximas
Como o tempo de um bate e volta é curto, não vale a pena perder longas horas na estrada. Por isso, o ideal é encontrar cidades próximas (com até 300km de distância) que oferecem opções de lazer e passeios. Se você está no estado de São Paulo, existe grandes opções como Olimpia e Suzano para quem gosta de parque aquáticos e águas termais. E se você gosta de um clima de montanha, Campos do Jordão é uma ótima opção para você.
Para cidades como Olimpia, você tem opções de estadias para ficar no Olimpia Park Resort ou no Solas das Águas Park Resort e logo, logo haverá a opção de hospedagem no Solar das Brisas Park Resort. Todos esses empreendimentos ficam localizados proximo ao maior parque aquático da américa latina, o Thermas dos Laranjais.
Em sua busca também vale a pena conferir a qualidade das estradas e o tempo médio de viagem. Isso porque muitas vezes a quilometragem não é o único fator a influenciar na rapidez de sua chegada.
2- Evite horários de picos nas estradas
Muitas pessoas aproveitam o final de semana prolongado para sair dos grandes centros. Por isso as estradas podem ficar cheias e até mesmo congestionadas. Para evitar esse estresse e não desperdiçar o bate e volta, evite os horários mais cheios – como no começo da noite e da manhã. Às vezes compensa deixar pra sair um pouquinho mais tarde e evitar sufocos no meio do caminho.
3- Defina seus roteiros de passeios por dia
Antes de chegar ao seu destino, tenha em mente (ou em papel) um roteiro definindo a programação para cada dia da viagem. Dessa forma, você pode aproveitar ao máximo o seu tempo fora de casa. Além de não arriscar esquecer de nenhum programa que você quiser fazer durante esse bate e volta. Se a viagem for em grupo, entre em acordo com todos para que ninguém fique de fora da diversão!
4-Prepare a mochila apenas com o essencial
Viagens pequenas, principalmente no caso de bate e volta, não exigem muitas malas. Então nada de levar aquele sapato extra ‘só por via das dúvidas’. Conheça bem o perfil do local para o qual vai viajar e adeque sua mochila para esse passeio, levando apenas o essencial. No entanto, vale lembrar que algumas coisas são essenciais, como uma blusa de frio leve e um par de meias extra.
5- Evite surpresas: confira a previsão do tempo
Não adianta programar uma viagem de campo em dia de chuva, né? Sendo assim, independentemente do local escolhido, confira a previsão do tempo para adequar sua bagagem ao clima. Também vale conferir se o trajeto do seu bate e volta está passando por reformas, desvios ou quaisquer pormenores que possam influenciar no seu passeio.
6- Reserve hospedagem antes de chegar ao destino
Viajar sem nada organizado pode até funcionar nos filmes, mas na vida real você corre um sério risco de chegar ao destino e não encontrar vaga em nenhum hotel. Por isso, deixe a aventura apenas para os passeios do bate e volta e reserve sua hospedagem antes mesmo de sair de casa. Essa, inclusive, é uma forma de economizar – já que você poderá conferir diversos orçamentos e opções.
Agora que você sabe tudo sobre como fazer um bate e volta, só falta chamar os amigos, preparar as malas e colocar o pé na estrada! Gostou das dicas? Comece a planejar suas próximas férias agora!